


Texto está em: https://designio.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=8747508
Escrevo para os amigos, sem pretensão de academia. Quero convidar vocês a fazer um exercício comigo.
Vi um reel de um “Professor de Filosofia” chamado “A covardia disfarçada de neutralidade”. Em poucos segundos, ele diz que a neutralidade nem sempre é justiça e que, muitas vezes, é apenas medo de se posicionar. Cita Hannah Arendt, Nietzsche e Dante.
Antes de seguir, preciso dizer de onde falo, porque seria injusto criticar um vídeo por esconder o jogo e esconder o meu. Eu não voto. Escrevi um texto explicando por quê, mandei a amigos, e um deles me respondeu com esse vídeo. Isso me coloca como alguém que discorda da acusação de covardia, e isso é um viés.
Por isso, ao longo da série, vou avisar quando uma passagem for leitura minha e não fato, e vou conferir o que os autores realmente escreveram. A série não vai dizer em quem você deve votar, nem se deve votar. Vai examinar o argumento do vídeo e a forma como ele chega até você.
Um aviso sobre as falas. Como se trata de um vídeo, não consigo reproduzi-lo na íntegra. Por isso vou separar três coisas. O que o vídeo diz: o título, “A covardia disfarçada de neutralidade”, e a frase de que a neutralidade nem sempre é justiça. O contexto: ele circula em período de eleição. A minha leitura: nesse contexto, ele sugere de leve algo sobre quem não vota. Só a primeira é fato que você pode conferir. As outras duas são minhas, e você pode discordar delas.
Repare no que aconteceu. Uma palavra que o senso comum trata como virtude, “neutro”, virou defeito moral, “covarde”. O título já funciona como tese, e a tese chega pronta, sem que ninguém precise discuti-la.
Agora faça um teste. Imagine que o vídeo não tivesse cenário, nem citações, nem legendas amarelas e brancas. Só uma pessoa dizendo a mesma frase, de pé, num fundo liso. Você concordaria tão rápido?
Esse é o ponto do exercício. Todo vídeo desse tipo tem duas camadas. A primeira é o conteúdo: o argumento, que dá para examinar, aceitar ou recusar. A segunda é a embalagem: o senhor sereno à mesa, os livros, a imagem sagrada ao fundo, o homem de bengala caminhando, os nomes famosos, o ritmo dos cortes. Na minha leitura, a embalagem foi montada para despertar confiança, medo e respeito antes de você ter tempo de pensar no argumento.
Não preciso provar o que o professor tinha na cabeça. Basta olhar o efeito: quando o cenário trabalha primeiro, a gente tende a concordar primeiro e perguntar depois, se perguntar.
Uma observação para ser justo. Um reel tem poucos segundos, e a linguagem das redes é essa mesma: imagem, legenda, ritmo. Também não considero um problema que o vídeo não mostre a formação acadêmica dele. O formato não comporta, e o público que ele quer alcançar está ali. A pergunta não é “ele pode falar?”. É “o que, exatamente, me convenceu?”.
Nas próximas semanas vou olhar cada peça com calma: o cenário, os autores citados, o que eles realmente escreveram e se a tese se sustenta sem a embalagem. Vou usar as mesmas ferramentas do vídeo, símbolos, nomes e emoção, mas vou avisar quando fizer isso. A diferença que me interessa é essa: eu mostro o truque enquanto o uso.
Não peço que concordem comigo. Peço que ruminem, como diria Nietzsche, e que me contradigam se eu estiver errado.
Para pensar: se você tirasse o cenário e as citações, o que sobraria do argumento?