Textos


 
Operação Lava Jato.
Pior que a ditadura. Será?

     Circula no meio jurídico uma carta e com ela estão colhendo assinaturas, afirmando que a operação lava Jato que é coordenada pelo juiz Sérgio Moro é pior que a ditadura militar, será?
     Tudo na vida é relativo, por mais que tentamos dar qualquer fato dado como certo, sempre haverá uma exceção à regra. Cada época tem suas particularidades, o que se entendeu num dado período, um ano depois já é outro entendimento, dez anos depois, outro e assim sucessivamente. Assim sendo, me remeto a tentar entender por que alguns advogados que defendem pessoas que estão presas na operação lava Jato estão assinando essa “santa e casta” carta, que afirmam abuso de poder e autoritarismo por parte do senhor juiz Sérgio Moro e do Supremo Tribunal Federal.
     Há um eminente jurista que afirma que nem no período militar houve tanta afronta ao direito do cidadão, nem mesmo num tribunal militar! Pois bem, aqui faço uma pequena digressão. No período militar a justiça não era relativa, era circunstancial. Se, o indivíduo fosse julgado por questões politicas, era uma circunstância, mas questões envolvendo grandes empresários era totalmente outra, no período militar questão de ordem era tão somente de ideologia, direita ou esquerda, capitalismo ou comunismo.
     Hodiernamente, apesar de estamos caminhando a passos de tartaruga, vivemos um período democrático, direita ou esquerda, capitalismo ou comunismo é decidido em eleições livres, bom ou ruim, o fato é que estamos começando a aprender a tomar decisões por meio de nossos representantes, ou através de nós mesmo através de manifestações públicas.
     No período militar qualquer processo que envolvesse empresas e empresários, políticos e partidos o processo tramitava em sigilo. A imprensa estava proibida de divulgar qualquer coisa que não passasse pela censura prévia do governo militar. A sociedade era cega em relação ao direito. Todavia, o governo mudou, o processo mudou, o direito mudou, as pessoas mudaram, mas infelizmente, um certo jurista não mudou, vive com um direito do período militar, dos tribunais militares, dos despachos com militares, portanto, alguém precisa avisar ou aconselhar este jurista que os militares retornaram para suas casernas. E lá estão acatando a lei que é do Estado que hoje vigora no país, nada mais justo!
     Atualmente a sociedade luta por liberdade de expressão, ou seja, quer saber o que está acontecendo para opinar, manifestar suas ideias a respeito de tudo que acontece no seu país. Entrementes, para que isso aconteça a publicidade dos fatos e sine quo non.
     Revelar a pessoa e os fatos é fundamental, conhecer os documentos e suas fontes é fundamental, saber qual juiz é o responsável é fundamental, saber o quanto a família do acusado foi beneficiada pela corrupção é fundamental, pois estes são comparsas no crime, ou seja, numa democracia quem deve decidir o que mostrar ou não, não são os advogados de defesa dos acusados, mas a sociedade, se, enquanto se, a sociedade pune os corruptos com publicidade também, é uma escolha da sociedade. 
     Os juristas que estão assinando essa carta, são advogados que seus honorários estão na casa dos milhões, eram muito amigo de militares, hoje são muito próximos de desembargadores, ministros, como foi o caso do senhor “Thomaz Bastos” ex ministro da justiça que foi o único que acreditava que seu cliente Roger Abdelmassih não fugiria, mas o réu fugiu, logo …!
     Acredito que o juiz senhor Sérgio Moro não esteja preocupado com quem ele julga ou com a publicidade, está apenas exercendo suas funções dentro de um regime que é adotado pela vontade de uma democracia, nada mais, penso até que este juiz não seja um herói nacional é apenas um juiz exercendo suas funções como deve ser e nada mais.
     Infelizmente, nos dias atuais, os advogados não estão preocupados com direito, justiça, sociedade, moral, não, isso não faz parte do seu universo ou de suas índoles, os advogados querem apenas, e tão somente, ganharem suas causas, seja seu cliente um estuprador, um assassino em série, seja um corrupto que tirou a merenda de milhares de crianças de escolas, tudo isso é insignificante, o importante é vencer, o importante é ser temido e não respeitado, respeito é um tema para perdedores.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1730221-operacao-lava-jato-e-pior-que-a-ditadura-diz-advogado.shtml
Sem o qual não, sem conhecimentos dos fatos é impossível se manifestar.
Eder Rizotto
Enviado por Eder Rizotto em 19/01/2016
Alterado em 28/05/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr